Páginas

quarta-feira, 21 de julho de 2010

MOBILIZAÇÃO ARTICULAR

Com o objetivo de dar uma continuidade ao tema anterior, essa postagem se refere ao tratamento de desequilíbrios que aconteçam no espaço intra-articular.

Para que seja realizado um movimento fisiológico ou osteocinemático (flexão e extensão, por exemplo), é necessário que haja movimentos acessórios ou artrocinemáticos, ou seja, movimentos que acontecem dentro da própria articulação. Estes podem ser de deslizamento, de rolamento e de giro. As estruturas articulares como a cartilagem hialina e o líquido sinovial atuam permitindo a realização desses movimentos através da diminuição de uma eventual força de atrito entre as superfícies ósseas, além de nutrir e oxigenar a articulação.

As principais características do mau funcionamento desse sistema são dores e hipomobilidade. Isso pode acontecer devido a um mecanismo de defesa muscular, derrame articular (inflamação), contraturas ou aderências nas cápsulas articulares ou ligamentos de suporte, desalinhamento e subluxação das superfícies ósseas.

A mobilização articular é uma técnica manual que visa restaurar o movimento artrocinemático de deslizamento e “alongar” o tecido conjuntivo envolto que possua contraturas ou aderências, combatendo assim, a hipomobilidade. Essa técnica consiste na realização de movimentos articulares oscilatórios que respeitem os graus propostos por Maitland e na posição articular que possua menor contato entre as superfícies ósseas (Loose-Pakcer). A mobilização estimula a produção do líquido sinovial e relaxa a musculatura através da inibição autógena realizada pelos Órgãos Tendinosos de Golgi, além de ativar os mecanorreceptores que podem inibir a transmissão de estímulos nociceptivos ao nível da medula espinhal ou tronco encefálico.

As principais indicações para o tratamento com a mobilização articular são: dores, espasmos musculares, hipomobilidade, artrose, etc. As contra-indicações são: hipermobilidade, derrame articular, inflamação (artrite), câncer, fraturas não consolidadas, pós-operatório, etc.

9 comentários:

  1. Ameeeei o blog, de verdade, já dá pra sentir o gostinho do que é meu curso ! *-*


    -Maria Eduarda

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto, adorei essa ideia de vocês! =)

    ResponderExcluir
  3. Seria interessante, informar aos leitores a referência literária.

    ResponderExcluir
  4. Olá, uma seguidora me pediu uma ajuda, mas como somos de outra área a preventiva, esotu tentando outros caminhos para ajudar nossa colega. Segue abaixo o texto dela:

    Boa noite, eu sou estudante de fisioterapia, e meu professor de cinesioterapia ele passou um trabalho valendo ponto, o assunto é sobre indicações e contra indicações de mobilização articular, bandeira vermelha , bandeira amarela e bandeira verde, só que eu já procurei e não achei dai eu queria uma ajuda, vc pode me ajuda? eu agradeço!

    Se puderem ajudar ótimo, pois eu tb gostaria de saber agora o que são essas bandeiras...rs

    abç

    ResponderExcluir