Páginas

quinta-feira, 15 de julho de 2010

PROCESSO DE MANUTENÇÃO ARTICULAR


Levando em consideração que todo movimento realizado pelo homem só é possível pela existência de uma interface articular, faz-se necessário um estudo sobre a mesma para compreendermos alguns processos que ocorrem na manutenção dessa interface.

A articulação é a junção móvel entre dois ossos, entretanto, ela depende de uma força motora para realizar o movimento – os músculos (para o movimento ativo) ou uma força externa (para um movimento passivo). Esse sistema é composto por elementos que o torna resistente à variações de movimento e pressões, são eles: membrana sinovial, líquido sinovial, cápsula articular, cartilagem sinovial e ligamentos.


Membrana Sinovial: Responsável pela produção do Líquido sinovial;

Líquido Sinovial: Auxilia na lubrificação das articulações para reduzir o atrito durante o movimento;

Capsula articular: Tecido conjuntivo fibroso que contém ligamentos, juntos determinam a amplitude articular.

Cartilagem Articular ou Hialina: Fina camada na extremidade dos ossos de movimento livre, apresenta baixo atrito para articulação de um osso com o outro, espalha a pressão articular numa área mais ampla, ou seja capaz de absorver e suportar mais pressão.



Qualquer desequilíbrio nesses elementos articulares desencadeia um desgaste ósseo de maneira que dificulta e diminui amplitude de movimento, além de provocar crepitações gerando dor.

Existem vários métodos de tratamento desses desequilibrios, mas a maioria está voltada para a promoção de movimento, a mobilidade, de acordo com o grau suportado por cada paciente.

Os movimentos da articulação, seja ativo ou passivo, e as pressões exercidas sobre ela mantém o líquido sinovial em constante movimento no espaço intra-articular facilitando uma reabsorção e nutrição do mesmo e da cartilagem articular.

Sendo assim, longos períodos de imobilização interrompem o fluxo livre do fluido sinovial podendo levar a degeneração da cartilagem hialina. E por isso que, hoje, médicos e fisioterapeutas procuram diminuir o tempo de imobilização de um paciente, para evitar problemas futuros.




FRITZ, Sandy. Terapias pelo Movimento. 1ª Edição, Editora Manole. São Paulo, 2002.

REBELATTO, José Rubens. Fisioterapia Geriátrica. 2ª Edição, Editora Manole. São Paulo, 2007.

2 comentários:

  1. eitaaa , muito booom, gostei;D
    nao sabia q vcs tinham esse blog,
    parabéns pela iniciativa!!
    sucesso pra vcs. bjoss

    ResponderExcluir