Páginas

terça-feira, 27 de julho de 2010

BAROPODOMETRIA

No decorrer dos anos, as Ciências da Saúde vêm aprimorando o seu tratamento e oferecendo às pessoas uma maior garantia de cura. Um dos principais fatores que contribuem para essa gradativa ascendência é o aperfeiçoamento da sua avaliação e conseqüentemente do seu diagnóstico, que no caso da fisioterapia, é o cinético funcional. A tecnologia tem importante atuação nesse processo, pois é através dela que surgiram e ainda surgem aparelhos especializados capazes de quantificar dados, o que oferece maior confiabilidade na visualização de resultados, tornando as pesquisas e o tratamento oferecido mais confiáveis.

Podemos citar alguns exemplos de aparelhos que desempenham esse papel: o esfigmomamômetro, o qual mensura a pressão arterial, o goniômetro, indica a angulação das articulações, o algômetro, quantifica a dor, entre outros.

A baropodometria é uma técnica posturográfica de registro realizada através de um aparelho chamado baropodômetro, composto por uma plataforma, onde o paciente fica em posição ortostática por um determinado tempo. Essa plataforma possui “células” bastante sensíveis e capazes de captar pressão. Esses dados são enviados em direção ao software (computador), onde aparecerá a imagem dos pés. Funciona como um scanner de um computador. Além da plataforma, existe uma esteira onde se avalia a marcha, bem como palmilhas especializadas que se coloca nos pés. Todos exercem a mesma função.

O baropodômetro (baro = pressão; podo = pé; metro = medida) pode realizar tanto a avaliação estática quanto a dinâmica. A primeira nos informa acerca da distribuição do peso do corpo do paciente nos pés, bem como o local onde apresenta maior e menor pressão. Isso pode nos dar uma idéia da postura que essa pessoa está adotando e da variação do seu centro de gravidade. Pode-se analisar também a área de contato dos pés com o solo, bem como a estabilometria, que se refere à oscilação que realizamos mesmo quando estamos parados na busca de manter o equilíbrio. Na avaliação dinâmica também podemos observar como se desenvolve a marcha dessa pessoa, a distribuição de peso e a variação do centro de gravidade durante a passada.

Essas são apenas algumas das funções que o baropodômetro é capaz de realizar. Com uma gama de dados em mãos, o tratamento será mais direcionado e terá maior possibilidade de se tornar eficaz.

3 comentários:

  1. Own *-* Tah mega bem escrito, viu?! Parabéns =D
    Não esqueça nossa parceria com o baropodômetro o/ haha

    =*

    ResponderExcluir
  2. sabe me dizer o valor do aparelho e a consulta do mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Ajudou no meu trabalho acadêmico. Obrigada.

    ResponderExcluir