Páginas

quinta-feira, 8 de julho de 2010

NOVAS PERSPECTIVAS SOBRE A FISIOTERAPIA

A Fisioterapia nasceu numa época em que o modelo de saúde baseava-se no tratamento especifico das doenças e dessa forma passou a atuar como um trabalho paliativo para tais doenças de modo que não apresentava, de fato, uma cura, uma solução para o problema e sim agia como um método para aliviar alguns sintomas. Conforme o tempo foi passando a Fisioterapia foi ganhando seu espaço, evoluindo seus métodos, suas técnicas, suas formas de atenção à saúde, e desde então vem crescendo aos "olhos" da sociedade. Hoje em dia, aliviar sintomas não é o único objetivo do fisioterapeuta, a cura de distúrbios (músculo-esquelético, nervosos, artrocinemáticos, entre outros), a prevenção desses e a reabilitação funcional já fazem parte de um sistema de atenção básica à saúde atendendo os três níveis de atenção.

Com a "popularidade" da profissão em alta, muitas portas de acesso se abrem tanto para aqueles que procuram tratamento, quanto para aqueles que pretendem se formar na área. E tomando em consideração esse aumento pode-se dizer que há uma "facilidade" em conseguir o título de fisioterapeuta. E essa facilidade nos gera uma grande interrogação (???), um grande questionamento a respeito da qualidade de profissionais que temos e teremos para representar a classe. É difícil acreditar, mas ainda temos no mercado de trabalho profissionais que pensam ou agem da mesma maneira que os primeiros fisioterapeutas, tratando somente de aliviar sintomas, sem planejar um protocolo de tratamento que vise dá atenção ao corpo humano em sua totalidade, de maneira holística. São esses profissionais que ainda denigrem a nossa imagem, mas que também abre possibilidades para que nós nos distingamos a partir da hora em que passamos a ver um conjunto único entre causa e sintoma, um conjunto no qual visa primeiro a prevenção , segundo um tratamento em cima da causa ou causas, e assim uma reabilitação, um re-ensino para colocar o paciente de volta a sua vida de forma com que ele passe a ter suas atividades funcionais normalmente.

Cabe a cada um de nós buscarmos essa visão holística e sempre procurando atualizar-se com os métodos e técnicas de tratamento, tendo em vista que o maior objetivo da fisioterapia é restabelecer o movimento em qualquer que seja a situação, seja uma dor no pé que lhe impeça de mover um dedo e dessa forma desregula sua marcha à uma dor no pescoço que lhe desequilibre.

E como auxilio e fonte complementar de conhecimento é que está sendo criado esse BLOG, para aqueles que assim como nós buscam novas perspectivas de conhecimento, avaliação e tratamento com o objetivo de ser o profissional completo.

3 comentários:

  1. Gostei muito!!!!
    Muito bom mesmo... Vou me tornar assídua nesse blog também... e preferencialmente acho... =D

    COMPLETO! (quase Bradesco)

    =*

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bom!
    Realmente existem profissonais que não são de fato FISIOTERAPEUTAS.
    Mas nós estamos ai pra mudar isso, não é mesmo?

    Parabéns pelo blog.

    ;*

    ResponderExcluir
  3. Meninos ... que coisa chique! O conteúdo está excelente!! kkkkk.
    mto bom msm ...
    Vanessa

    ResponderExcluir