Páginas

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

RPG- Reeducação Postural Global

Você sente dor ao adotar certas posições? Quando está sentado, ou até mesmo em pé e não encontra uma posição de conforto? Você sente dores no pescoço durante e após o trabalho, ou quando chega da aula? Cansaço generalizado ao final do dia? Se você respondeu sim a maioria dessas perguntas, você está com sintomas de SÍNDROME POSTURAL e esta pode levar ainda a problemas dentários, dores de cabeça, edema e formigamento nas mão e nos pés, alterações respiratórias, acúmulo de gordura localizada, dentre outros.
No entanto, existe um método de tratamento original e revolucionário que tem como principal objetivo a correção de problemas posturais e quadros de dor, o RPG. Esse método de Reeducação Postural Global foi criado pelo fisioterapeuta francês Phillipe Souchard, em 1980.
A técnica considera sistemas musculares e esqueléticos como um todo e procura tratar de forma individualizada, músculos que são de estruturas diferentes (músculos dinâmicos e estáticos). A musculatura posterior ou estática está sempre contraída para a manutenção da postura e pronta para entrar em ação. É como um carro em ponto morto: ele não está em movimento, mas está ligado e pode começar a andar em qualquer momento. Já os músculos dinâmicos que são responsáveis pelo movimento ativo entram em estado de relaxamento quando não estão sendo usados. Os músculos estáticos em estado patológico se retraem ou encurtam, manifestando-se pelo aparecimento dos desvios posturais.
Os desvios posturais podem ter inúmeras causas como: maus hábitos posturais ou profissionais, alterações congênitas ou adquiridas, fatores emocionais. Mas seja qual for a causa, o desvio será fixado pela retração das estruturas relacionadas aos músculos estáticos, que são agrupados em um conjunto comumente chamado de cadeias musculares as quais devem ser trabalhadas em coordenação, alongados em globalidade. Podemos pensar em nosso corpo como um quebra cabeças, em que, se uma peça está fora do lugar, todo o conjunto se desequilibra. Assim quando alguma parte do corpo dói ou está muito tensa, todo o conjunto reage para compensar e algumas peças acabam se contraindo, curvando, entortando. As principais cadeias musculares são a cadeia mestra anterior e a mestra posterior. Existem, entretanto, outras cadeias, como a ântero-interna do braço, superior do ombro, lateral do quadril, etc. Todas estas cadeias podem ser exercitadas durante as posturas de RPG.


Cadeia mestra posterior Cadeia mestra anterior
Como o nome já indica, a principal característica do RPG é cuidar do paciente de forma integral, diferentemente da fisioterapia tradicional, que tem a atenção voltada apenas à queixa imediata do paciente, como uma dor aguda, por exemplo.

ALGUNS BENEFÍCIOS DO RPG
1) O RPG é famoso por tratar os casos de hérnia de disco, quando as estruturas com função amortecedora entre as vértebras saem do lugar;
2) Lordose, escoliose e cifose também podem ser resolvidas ao longo de algumas sessões de RPG;
3) A reeducação corrige desvios nos joelhos e nas articulações, em geral;
4) Não cura, mas ajuda muito quem tem artrite, fibromialgia, dores de cabeça e lesões causadas pelo esporte;
5) O método não trata apenas só onde dói, mas sim o corpo todo, da cabeça aos pés;
6) O tratamento alonga e fortalece os músculos que estão fora de forma;
7) Melhora sua imagem corporal.


PORQUE FAZER RPG?

A grande maioria dos problemas articulares é devida a alterações posturais. A correria e o stress do dia-a-dia favorecem o aparecimento de quadros de dor e aquelas pessoas que apresentam problemas posturais têm maior tendência a desenvolverem dores musculares, ligamentares, articulares e discais. O corpo pode adaptar-se, então, posições antálgicas (para "escapar" da dor), que podem levar a outras lesões adicionais. Em posição ereta é possível verificar o resultado das retracões dos músculos da estática através das alterações posturais. Os músculos estáticos são indispensáveis à manutenção da postura ereta e estão em constante atividades e, portanto têm grande tendência ao encurtamento e rigidez e devem ser alongados.
Abaixo segue um link de vídeos que detalham o RPG
http://www.youtube.com/watch?v=dstFbZMMweE

REFERENCIAS:
Sociedade Brasileira de RPG http://www.sbrpg.com.br/sbrpg_menu.asp
Pedro C. Castro pedroccastro@ig.com.br
http://www.soscoluna.com.br/11.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário