Páginas

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

II CONCIFI - Eletromiografia

No dia 06 de novembro de 2010, durante a programação científica do II CONCIFI, houve uma palestra com o tema: “Eletromiografia: instrumentação e aplicações para a área de saúde”, ministrada por Aílton Luiz Dias Siqueira Júnior, Mestre em Engenharia Biomédica e Professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Ituiutaba (MG). Em sua fala, ele explicou que a eletromiografia é uma técnica capaz de mensurar, através de um sinal, a atividade elétrica de um músculo. Além disso, o professor mostrou como se deve analisar esse sinal por meio de técnicas básicas de processamento, como a retificação do sinal, o RMS, o espectro de freqüência, entre outras. Após sua explanação, nós do AtuaFisio fomos conversar um pouco com o palestrante e saber a opinião dele, como engenheiro biomédico, a respeito da importância da eletromiografia na prática clínica da fisioterapia e se ele acha necessário o aumento do número de estudos nessa área. Confira no vídeo abaixo as suas respostas:

sábado, 6 de novembro de 2010

Na noite de quinta-feira, 04 de Novembro de 2010, foi realizada, no auditório da reitoria da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, em João Pessoa, PB, a  abertura do II Congresso Científico de Fisioterapia (CONCIFI). Estavam presentes grandes nomes da Fisioterapia paraibana e Terapia Ocupacional, dos quais alguns deles apresentavam-se compondo a mesa, a citar: Luziana Maranhão, presidenta do CREFITO 1; Iara Lucena, delegada do CREFITO 1; o segundo chefe de departamento de Fisioterapia da UFPB, o Prof. Dr. José Jamacy de Almeida Ferreira; Profa. Dra. Kátia Suely Q.S. Ribeiro, coordenadora do curso de Fisioterapia da UFPB; o coordenador do Sindicato de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o Prof. Dr. Daílton Alencar Lucas de Lacerda; a presidenta do II CONCIFI Profa. Dra. Palloma Rodrigues de Andrade, além do reitor da UFPB Rômulo Soares Polaco que declarou oficialmente aberto o II CONCIFFI. 

A Conferência de abertura foi ministrada pelo Prof. Dr. Jamilson Simões Brasileiro (FT/UFRN) e teve como tema, “A Fisioterapia da pesquisa à prática clínica: convergências e divergências”. O conferencista falou a respeito da importância da realização de pesquisas pelos profissionais e estudantes da área, além da constante renovação do saber na busca de estarem sempre atualizados para a construção de uma fisioterapia que visa proporcionar sempre o melhor para o paciente.
A noite foi comemorada com um coquetel, servido pelo congresso a todos os presentes, além da apresentação ao vivo do músico Vandix mostrou um ótimo repertorio e alegrou a comemoração. Logo em seguida, os congressistas seguiram para o bar La Espanhola onde ao som de forró pé de serra concluíram a noite.